Os métodos atuais, não prezam pelo desenvolvimento do alunos, desenvolvimento humano, de suas habilidades, pensamentos ou afinidades, hoje nós avaliamos um número, se o aluno foi bem ou mal, isso depende única e exclusivamente de sua "nota" em determinada avaliação.
Muito psicólogos, educadores e cientistas estão buscando uma melhor forma de ensino para ser adotada no Brasil, mas como fazer isso em um país com dimensões continentais? Este é o desafio que precisamos enfrenta no Brasil.
A modalidade de educação a distância (EaD) veio a agregar e muito ao cenário educacional brasileiro.
No quesito ensino, podemos dizer que estamos, enfim, avançando (mesmo que engatinhando ainda), mas no quesito escolta em tempo integral e metodologias de avaliações, ainda precisamos desenvolver muito.
No quesito ensino, podemos dizer que estamos, enfim, avançando (mesmo que engatinhando ainda), mas no quesito escolta em tempo integral e metodologias de avaliações, ainda precisamos desenvolver muito.
O que vemos hoje, é um sistema que prioriza o desenvolvimento das habilidades analíticas e do pensamento crítico, mas muitas vezes nós precisamos de mais do que isso, nós precisamos nos desdobrar para repassar o conteúdo de forma prática, intuitiva e desafiadora, de modo que o aluno possa desenvolver sua afinidade na área em que ela tem maior tendência a ser desenvolvida e não apenas moldarmos pessoas de acordo com nossas necessidades.
Governos mudam, situações mudam, oportunidades, clima, economia, enfim, tudo muda, nós não podemos seguir "tocando" a educação como maneira de apagar o incêndio, precisamos desenvolver um planejamento de forma que o país tenha pessoas capacitadas para atuar na situação que o país enfrentar, não podemos oferecer milhões de vagas em uma área, desguarnecendo outra e futuramente fazer o contrário, é preciso traçar o cenário nacional, fazer a avaliação, como disse anteriormente, não somente em números, mas em prospecção de crescimento de cada área, desenvolvimento de novas tecnologias, em todas as áreas, quer seja saúde, ciência, educação, comunicação, enfim e assim, poderemos atuar diretamente no sistema educacional, remoldá-lo de forma a atender necessidades a longo prazo e avaliarmos alunos por períodos de desenvolvimento, não por ano letivo, com notas e este sistema obsoleto, mas no desenvolvimento, aplicabilidade das práticas e repasse do conhecimento.
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